Espaço Kids

Dentista de criança não é bicho papão!

Oferecemos tratamento odontológico preventivo completo para o seu filho.
Conheça alguns procedimentos:
– Aplicação de Flúor
– Aplicação de selantes
– Ortodontia
– Intruçoes de higiene e alimentação
– Papa-cárie: tratamento inovador para cáries sem utilização do temido “motorzinho”.

Clínica moderna e completa com todas as especialidades, equipamentos de última geração e profissionais qualificados.

Flúor: Aliado ou Vilão?

Nos últimos anos, a incidência da doença cárie no Brasil reduziu cerca de 70% e o flúor foi responsável por esta redução significativa.

Isso ocorreu porque ao longo desse período, o mineral foi adicionado à água pelas companhias de saneamento e aos cremes dentais. O flúor fortalece o esmalte, uma espécie de capa protetora dos dentes.

Ele deve estar presente na saliva, banhando os dentes, interferindo nos microrganismos produtores da cárie e alterando os cristais do esmalte, tornando-os mais resistentes aos ataques ácidos provocados pelas bactérias responsáveis pela cárie. Sendo assim, pode-se dizer que o flúor é benéfico.

Mas seu uso contínuo trouxe um grande problema – a fluorose, o excesso de flúor no organismo. A melhor arma na prevenção é ensinar às crianças como fazer uma higiene bucal adequada e manter em dia as visitas ao dentista. Pois somente um profissional saberá prescrever, indicar ou aplicar o flúor na dosagem e maneira correta para que ele seja um aliado à saúde dental e não um vilão.

 

“Cárie de mamadeira”: Evitada com hábitos simples

A cárie é uma doença infecciosa, transmissível e multifatorial, ou seja, depende de vários fatores para o seu desenvolvimento, o principal é o hábito, ou melhor, a higiene bucal e a dieta.
Aos três anos de idade, 60% das crianças já tiveram cáries. Por essa razão, recomendo que os bebês visitem o dentista ao nascerem os primeiros dentinhos. Um dos vilões da dentição do bebê é a “cárie de mamadeira”, provocada principalmente pelo hábito de a mãe alimentar o bebê com mamadeira com leite, achocolatados ou chá açucarado, sem fazer depois a higiene bucal correta, mas que pode ser evitada com medidas simples.

Antes do nascimento dos dentes, indica-se o uso de uma gaze embebida em água filtrada para a limpeza da gengiva. Ao apontar o primeiro dentinho, a estratégia de higiene deve ser mudada.
Para limpar a área, os pais devem usar uma dedeira de silicone ou uma escova específica para bebês.

CUIDE BEM DO SORRISO DO SEU FILHO!
Agende já sua consulta

Copyright © Dra. Luana Dutra - CRO 31213