Bruxismo

O que é?

O bruxismo é caracterizado pelo ato inconsciente de apertar ou ranger os dentes constantemente. Esse distúrbio pode acontecer tanto durante o dia quanto durante a noite, passando a ser denominado bruxismo noturno, que é mais frequente.

Sintomas:

• Dor de cabeça;
• Dores cervicais e faciais;
• Dentes doloridos;
• Dor de ouvido;
• Sensação de dentes moles;
• Cansaço diurno (pois a qualidade do sono é diminuída);
• Dores na ATM (articulação temporomandibular)

Caso o bruxismo não seja identificado e tratado, pode haver desenvolvimento de problemas que envolvam o funcionamento da articulação temporomandibular, que é a articulação que liga a mandíbula ao crânio, desgaste dentário, fraturas e até perda de dentes.

Qual a causa?

O bruxismo noturno nem sempre possui uma causa definida, no entanto, pode acontecer devido a fatores genéticos, neurológicos ou respiratórios, como ronco e apneia do sono, por exemplo.

Além disso,está fortemente relacionado com fatores psicológicos, como estresse, ansiedade ou tensão.

O consumo excessivo de cafeína, álcool, fumo ou o uso frequente de drogas também pode aumentar a frequência do bruxismo, tanto durante o dia quanto durante a noite.

Como tratar?

O bruxismo não tem cura e sim controle e o tratamento tem como objetivo aliviar a dor e evitar danos aos dentes e articulação.

Na grande maioria dos casos, indicamos o uso de uma placa miorelante, que consiste em placa de proteção dentária acrílica, durante a noite, que evita o atrito e o desgaste entre os dentes e promove também um relaxamento da ATM.

Dessa forma, ajuda também a reduzir a dor e a tensão muscular na região da mandíbula, e previne a dor de cabeça provocada pelo apertar e o ranger dos dentes.

Outra medidas que ajudam a relaxar os músculos da mandíbula e a atenuar e reduzir os episódios de bruxismo, são aplicar água morna na região, durante 15 minutos, antes de ir dormir, e praticar técnicas de relaxamento e yoga para ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade.

Em casos de muito desconforto se justifica a administração de relaxantes musculares por um período curto de tempo, e em casos mais severos, a aplicação de toxina botulínica em determinados músculos da face pode ser necessária.

Se você sofre com bruxismo,
não deixe de agendar a sua consulta, nós podemos te ajudar!

Agende já sua consulta